terça-feira, 30 de março de 2010

expressões populares....


Hoje antes de ir para minha terapia fui tomar um café no espaço video,quando me deparei e escutei um funcionário dizer para uma outra funcionária que tinha lhe pedido um favor:"o que eu não lhe faço rindo o que voce me pede chorando",a expressão talvez seja
ao contrario,ou "o que voce não me pede chorando que eu não faço rindo" ,não importa,o interessante foi que me dei conta o quanto são ricas essas expressões populares que pessoas comuns,leigas,do povo,usam e abusam.Por exemplo:a expressão,"não faça tempestade em um copo d´agua",Sensacional.Fico imaginando uma tempestade incrível dentro de um copo lúgubre de 10cm por 5cm,uma tempestade com tudo que se tem direito,raios,céu preto,e até a nona sinfonia de Bettovenn embalando a loucura toda num copinho,coisa de doido,quem põem uma tempestade num copo d´agua?talvez algum feiticeiro.
Mas vamos aos fatos;essa expressão quer dizer não exagere,não aumente os fatos,não se passe aumentando a história,não se preocupe aumentando consideravelmente o problema,enfim,não faça tempestade em um copo d´agua.
outra expressão interessante,"vamos dar nomes aos bois"....coitado dos bois,lê-se bois como os culpados!!!dar nome aos bois ,dizer quem tem culpa,com o dedo em riste,quem tem culpa no cartório,ó!mais uma expressão,culpa no cartório,não quer dizer necessáriamente culpa com o tabelião,apenas culpa verdadeira na praça,com a sociedade.....
uma expressão que me agrada em que eu mesmo usava mas de forma inversa devido ao agradável som suave que tilirintava quando eu dizia ao contrário,é a seguinte:"botou palavra na minha boca",ou "tirou a palavra da minha boca",como se palavra fosse palpável e pudesse ser posta na boca de alguém,no caso eu adorava dizer,esta tirando a boca da minha palavra,ou botou a boca na minha palavra,fica na minha opnião mais interessante,e o som mais suave,a boca como maestra dos sons numa orquêstra infindável das vogais e acentos hurrá.............
mas não nos distanciemos das expressões,que tal,"bode expiatório",trata-se de alguém voluntario para ter culpa por todos ,o bode expiatório,que vai expiar o pecado dos outros,detalhe,o bode tem realmente uma cara de idiota e tolo,por isso mesmo leva uma culpa astronômica,e que tal se usássemos cavalo expiatório,cachorro expiatório,morcêgo expiatório,não ficaria tão interessante...."aviso aos navêgantes",significa aviso a todos,essa vem da época de que cabral singráva os mares,nos coloca todos como navegantes
dos mares intempestuósos,
maravilha.....
pra finalizar mais duas expressões "morro acima vale abaixo"significando um caminho lento e tortuoso e a expressão "pra baixo todo santo ajuda"que quer dizer que quando tomamos uma decisão errada e vamos pelo caminho errado,rola a lei de murphy,tudo leva ao pior"todo santo ajuda"no caso ajuda a piorar....
e as palavras,inalcançável,inafiançável,insuportável,por que não inapalavrável,é ué,essa eu criei nos anos noventa....inapalavrável...pra mim soa como veludo....pra terminar então tchau pro cês,mas não vale falar tchau pros sete de volta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário